Este espaço foi criado para que os responsáveis possam interagir com as crianças e fazer com que este momento de “Ficar em casa” torne-se também um momento de aprender! É necessário que todas as atividades sejam orientadas por um adulto, tendo em vista que no período de alfabetização a interação é essencial para o desenvolvimento.
Aqui você encontrará sugestões de atividades, dicas de brincadeiras, organização da rotina, entre outras, que vão auxiliar neste momento de “quarentena”.
Vamos lá?
Primeiro de tudo, é necessário explicar as crianças “que não estamos de férias!”. Para auxiliar nesta etapa, sugerimos que conversem com as crianças de uma forma mais lúdica.
Que tal começar pela história: COROQUÊ? O que é esse tal coronavírus?! | Fafá Conta.
Além de saber um pouco mais sobre o Vírus, vai aprender um jeito bem bacana de lavar as mãos!
Se a criança ainda mostrar-se muito curiosa, que é normal, afinal, se já é difícil para um adulto, imagine uma criança, que estão vendo e ouvindo tudo, muitas vezes querendo tirar tantas dúvidas... Por isso é importante conversar para que possam lidar com tudo isso!
Para falar sobre isso, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), elaborou algumas dicas. Vamos conferir?
Quer conferir a reportagem na íntegra:
Clique Aqui
Dica de aprendizagem: Depois dessa longa conversa, que tal pedir que a criança faça um desenho que represente esses acontecimentos? Será legal, colocar a data, guardar e combinar com ela um lugar para guardar bem escondidinho, e no ano que vem na mesma data, rever esse desenho.
Afinal, esperamos que em 2021, tudo esteja no seu lugar!!!
Agora que já falamos sobre o assunto, que tal organizar a rotina ?
Junto com a criança, organize uma rotina, isto é, algo que será feito todos dos dias de acordo com o que foi combinado por você e por ela. Isso vai ajudar a manter o ritmo quando retornamos para a escola.
Nesta rotina deve ter horários para:
Lembre-se: MANTER A ROTINA É MUITO IMPORTANTE E TODOS DA FAMÍLIA DEVEM PARTICIPAR!
Dica de aprendizagem: Que tal registrar essa rotina? Pode ser em uma folha ofício, ou cartolina, as crianças podem recortar gravuras, fazer desenhos, entre outras sugestões. Depois de pronta fixar em um ponto da casa onde todos possam ver.
Escolha um caderno que a criança possa usar, faça desse caderno um meio de registrar os acontecimentos do cotidiano e também para que ela mantenha contada com os materiais que referenciam a escola. Pode se organizar uma caixinhas com lápis de cor, canetinhas, tesoura, cola e outros materiais que ela possa colocar a imaginação em dia. Após cada brincadeira solicitar que a criança registre esse momento, seja por meio de desenhos, ou palavras.
Higiene é coisa séria! Importante reforçar os hábitos de higiene de todas as pessoas da família. Nos links abaixo temos músicas que poderão ser apresentadas as crianças e que reforçam a importância do hábito de lavar bem as mãos, hoje e sempre.
Higiene é coisa séria! Importante reforçar os hábitos de higiene de todas as pessoas da família. Nos links abaixo temos músicas que poderão ser apresentadas as crianças e que reforçam a importância do hábito de lavar bem as mãos, hoje e sempre.
Dicas de higiene: palavra cantada:
Doutor Infecto | Lavar as Mãos | Episódio Completo:
Coronavírus - Ajudar A Prevenir - Lavar As Mãos - Crianças Inteligentes
DICA DE APRENDIZAGEM:
As pessoas mais velhas são as mais vulneráveis nesta situação. Que tal propor para as crianças escreverem uma carta, um bilhete para uma pessoa mais velha? Quando tudo isso passar ela poderá entregar essa produção pessoalmente e dar um grande abraço na pessoa escolhida para receber esse material.
Podemos também propor para as crianças que ainda não conhecem muito bem o alfabeto que assistam diferentes vídeos. Estes vão propiciar um momento de descontração.
Confira as dicas
Ben e Bumblebee Conheça alfabetos | alfabetos para crianças | Kids | Ben and Bumblebee Meet Alphabet
Vídeo Clipe "Uma música para ensinar a ler e a escrever" Prof. Jaime Zorzi apresenta uma nova proposta para facilitar o processo regular de alfabetização.
Aprender as letras do alfabeto é muito divertido. Um vídeo especialmente feito para crianças em fase de alfabetização.
Cantando e escrevendo! Vamos aprender a escrever? A B C D E F
A MATEMÁTICA TAMBÉM NÃO FICA DE FORA!
Várias situações de aprendizagem matemática são possíveis de trabalhar no cotidiano. Entre tantas possibilidades explorar o raciocínio lógico de forma lúdica, por meio de diferentes brincadeiras.
Acesse o site INCRÍVEL.CLUB, aqui você vai encontrar brincadeiras para ensinar matemática para as crianças. O diferente neste material é que você pode confeccionar o material para brincar.
Outro indicação bacana, é possível acessar o: BR.IXL.COM , neste material a matemática é mais do que números, as questões estão baseadas em cenários da vida real, com possibilidade de escolher o ano em que a criança estuda.
No SMARTKIDS.COM.BR, aqui é possível a criança brincar com autonomia, desenvolvendo atividades com as quatro operações( adição, subtração, multiplicação e divisão).
Outras possibilidades são os vídeos
A canção de contar - Conheça os números de 1 a 10 com Charlie E Os Números
Dica de aprendizagem:
Solicite que a criança participe de atividades de registro do cotidiano, como por exemplo: Organizar a lista de compras do mercado, deixar um bilhete para alguém da família. Atividades de organização e seriação de materiais, separar as roupas por cor, organizar os copos por tamanho, entre outras possibilidades.
LITERACIA FAMILIAR
CONTA PRA MIM
A primeira infância é o período mais importante para o desenvolvimento linguístico de uma criança. É a etapa ideal para promover a aquisição de habilidades, conhecimentos e atitudes que facilitarão a aprendizagem da leitura e da escrita. Nessa aventura, a participação dos pais é fundamental. Reconhecendo a importância da família, o Ministério da Educação criou o programa Conta pra Mim.
Uma das ações do programa Conta pra Mim é a disponibilização de um Guia para as Famílias e uma série de vídeos, os quais contêm orientações e dicas simples e diretas para que você comece o quanto antes a colocar em prática estratégias de Literacia Familiar.
Neste link você encontra 40 vídeos com indicações de como praticar a Literacia familiar:
Clique Aqui
PARA OS PROFESSORES
A leitura e a escrita permitem ao aluno desenvolver outras importantes habilidades, impactando positivamente toda sua vida escolar, pessoal e profissional. É preciso aproveitar a janela de oportunidades que somente o cérebro de uma criança possui, mais apto a adquirir conhecimentos.
O Tempo de Aprender é o programa sobre alfabetização mais completo da história do Brasil. Destinado precipuamente às crianças da pré-escola e do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras.
É tempo de aprender!
Não se inscreveu ainda, acesse o site!
Clique Aqui
O contato com os livros é sempre uma excelente alternativa para auxiliar as crianças no processo de alfabetização. Que tal organizar dentro da rotina momentos de “Contação de Histórias!”.
Esse momento pode ser com livros que você tenha em casa ou seguir as dicas dos sites abaixo, onde você encontra várias histórias on-line.
Clique Aqui| Clique Aqui
Outra dica são os Aplicativos do Celular, entre eles:
DICA DE APRENDIZAGEM:
Organizar um espaço de leitura para que a criança possa manusear diferentes tipos de texto, também auxilia. Colocar diferentes tipos de textos (livros, revistas, gibis, encartes, convites...) e deixar a disposição.
Pé de Vento - (ambiente digital de aprendizagem)
A plataforma é gratuita e está disponível na Educopedia. Possui uma gama variada como jogos, músicas, histórias que permitem que os alunos vivenciem uma aventura gamificada. Indicada aos alunos do 1ª ano, reúne diferentes atividades planejadas para durar 32 semanas.
Clique Aqui
Escola de Games – (jogos online)
Jogos interativos gratuitos para trabalhar com temas como arvores genealógicas, lendas de folclore, datas comemorativas, algarismos romanos, permitindo a gamificação presente no processo. Clique Aqui
Ludo Primeiros Passos - (jogo on-line)
Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia, do CNPq e o Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos, da Fapesp, o jogo on-line permite recursos interativos que auxiliam as crianças em diferentes níveis de alfabetização. O jogo busca associar sons a imagens e conforme o jogador acerta, aumenta o grau de dificuldade, completando sílabas ou palavras. Clique Aqui
Forma Palavras - (jogo on-line)
Para estimular a leitura e a escrita, o jogo simula o cenário de uma fábrica e pede para que os jogadores organizem letras, dispostas em uma engrenagem, até formarem a palavra indicada pela imagem. Conforme o aluno acerta, ele acumula pontos e muda de fase, aumentando as dificuldades a serem avançadas. Clique Aqui
Jogos Arie - (jogos online)
Jogos educativos gratuitos projetados especialmente para crianças. Ensina de forma lúdica e a criança aprende brincando relacionando a palavras a objetos, completando sequências, trabalhando com tabuada, adição, subtração e multiplicação, além de trabalhar com temas atuais como a dengue. Clique Aqui
Logos ABC - (aplicativo)
Seguindo o formato de um Quizz, o aplicativo Logos ABC pronuncia palavras e faz com que as crianças conectem imagem e som.
Aulas Animadas - (aplicativos e planos de aula)
Desenvolvida pelo Instituto Paramitas, a plataforma Aulas Animadas reúne jogos e aplicativos de alfabetização para smartphones ou tablets. Para cada um dos games, o site disponibiliza um material para download que apresenta dicas e planos de aula para os professores trabalharem com cada um dos recursos apresentados.
Que tal aproveitar esse tempo, parar e fazer atividades que possam contribuir com a aprendizagem das crianças? A ideia é aprender brincando!
JOGO DAS PALAVRAS:
Escolher uma palavra com muitas letras, por exemplo: SANTA CATARINA.
A partir dessa palavra deverão formar outras palavras com as letras de SANTA CATARINA
Exemplo: CARINA, ANTA, ANA, NATA, RITA...
HORA DA MÍMICA
Colocar em uma caixa vários papéis com escrita de palavras ou pequenas frases, como por exemplo: manicure, lavando a roupa, comendo um sanduíche, organizando a mochila, médico, lavando a louça, etc... Cada um pega um papel, faça a leitura silenciosa (se a criança não sabe ler deverá pedir auxílio para alguém que não está na brincadeira) e tentar por meio da mímica fazer o outro adivinhar o que está escrito no papel.
ADIVINHA COM QUE LETRA COMEÇA
Essa brincadeira pode ser realizada, a qualquer momento! Pense em uma letra e peça para criança falar objetos que iniciem com as mesmas.
Como por exemplo: Pensei no B – BANANA, BONÉ, BONECA...
ESCOLHA UMA LETRA
Em comum acordo escolham uma letra do alfabeto (pode ser as letras iniciais de cada membro da família) escrever individualmente palavras iniciadas com a letra escolhida. Ganha quem escrever mais palavras, depois passa para a próxima letra. Exemplo, letra j: Juliana, jovem jornalista japonesa.
STOP
Precisa de tabela para a brincadeira (em uma folha sulfite), na forma horizontal, dividida em colunas com os seguintes campos: nome próprio, cidade, material escolar, animal, vegetal, sobremesa e brinquedo ou brincadeira (os campos podem ser modificados, de acordo com os temas que mais interessarem). Sorteada uma letra do alfabeto, todos os participantes devem completar as colunas da tabela escrevendo nomes que se iniciem com a letra sorteada. Por exemplo, letra P: Paulo, piedade, pasta, peru… quem terminar primeiro de completar as colunas deve gritar STOP (pare) e as demais não podem mais escrever na tabela. É feita a conferência das escritas entre todos, e para cada escrita correta se atribuem pontos (escritas repetidas 5 pontos, e as demais 10). Vence quem, ao final de uma rodada previamente combinada, marcar mais pontos.
DESTRAVA
Precisamos de folha e lápis. Quanto mais pessoas melhor. Convidamos a criança para iniciar escrevendo a palavra que ela sabe escrever, vamos fazer de conta que ela escreva a palavra bola, a próxima pessoa deverá escrever uma palavra que inicia com a sílaba la (última sílaba da palavra bola), escreveu lata, depois o próximo deverá escrever uma palavra que inicia com TA (última sílaba da palavra lata), e assim sucessivamente até travar a brincadeira
ABAYOMI
Construir com as crianças a sua bonequinha de pano abayomi:
TELEFONE SEM FIO
Os participantes precisam ficar enfileirados ou em círculo, com a primeira pessoa criando uma frase qualquer e repassando baixinho no ouvido do próximo da fila. E assim o conteúdo vai andando até chegar à última pessoa, que deverá falar em voz alta o que ela escutou. Acertando a mensagem, o primeiro participante vai para o final da fila.
MORTO OU VIVO
Essa brincadeira é ideal para estimular a concentração. A família deve selecionar um mestre, que alternará seus comandos entre morto, quando todos devem ficar abaixados, e vivo, quando todos devem ficar em pé e levantar os braços. O ritmo da brincadeira é gradualmente acelerado, sendo cada vez mais difícil cumprir as ordens do mestre. Quem erra sai do jogo e quem permanece até o final é o novo capitão.
AMARELINHA
Desenha-se no chão quadrados vazados formando uma cruz, com um semicírculo em umas das pontas, local em que será escrita a palavra céu. Abaixo, há a casa correspondente ao inferno e ainda as asas, áreas de descanso que permitem o equilíbrio com os dois pés. A brincadeira se inicia com o arremesso de uma pedrinha na casa número 1, na próxima rodada na casa número 2 e assim sucessivamente. Cada casa exige pulos com 1 pé só, sem sair da linha. Além do mais, onde a pedra está não deve ser contado, pulando a casa toda. Quem chegar ao fim tendo pulado corretamente todas as casas, de acordo com as regras estabelecidas, será o ganhador.
ESCOLINHA
Deixar a criança usa a criatividade e simular processos inerentes a uma escola de verdade.
FORCA
Na forca, um participante escolhe determinada palavra e coloca sua primeira letra em um papel, ao lado de um desenho representando uma forca. É preciso também fazer tracinhos referentes à quantidade de letras que compõem a palavra. O outro jogador sugerirá letras isoladamente, de acordo com o que pensa caber ali. Se as sugestões realmente estiverem presentes na palavra, deverão ser registradas nos lugares correspondentes. A cada erro, porém, desenha-se uma parte do corpo na forca. Até o final do enforcamento, o jogador deve acertar a palavra. REFERÊNCIA
Clique Aqui